Capoeira

Todas as sextas-feiras as crianças participam da aula de capoeira que é ministrada pelos professores "Gigante" e "Sagui". 
A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura lutadançacultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.
Na parte física, a capoeira é um dos esportes mais completos que existe, pois, através de uma riqueza de movimentos (trabalha-se os braços, as pernas, a cabeça e todas as articulações do corpo), ela proporciona os seguintes benefícios:

•melhora o condicionamento físico, contribuindo para a boa saúde e o aumento da longevidade;
•controle emocional, diminuindo a agressividade, a ansiedade e o estresse;
•em crianças, ajuda no seu crescimento e desenvolvimento físico;
•melhora a coordenação motora, desenvolvendo o reflexo e o raciocínio rápido;
•elimina o excesso de peso.

Em relação à formação do aluno, a capoeira desenvolve a disciplina, a persistência, o respeito, a comunicação e a integração social. Não existe discriminação de raça, idade e crenças religiosas. Qualquer pessoa pode praticá-la.

No dia-a-dia dos profissionais, a agilidade  e o jogo de cintura, características tão praticadas em uma roda de capoeira, ajudam-nos a lidar melhor, de uma forma criativa, com os desafios que surgem a todo momento no ambiente de trabalho.

A capoeira é a arte da paz. O seu grande objetivo não é vencer ou machucar o outro, mas sim nos preparar para vencer a luta da vida. Em outras palavras, preparar-nos para superar as dificuldades da vida, a fim de que sejamos pessoas realizadas e felizes
.

Jefferson Modesto
Coordenador